top of page

Presidente Jair Bolsonaro sanciona Cadastro Positivo.



O presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que torna automática a adesão dos brasileiros ao Cadastro Positivo. Até então, a inclusão era voluntária.

O Ministério da Economia e o Banco Central avaliam que o Cadastro Positivo é uma importante iniciativa, que colabora diretamente para a redução do spread bancário por permitir aos provedores de crédito uma melhor definição dos riscos de cada tomador, reduzindo a inadimplência e a necessidade de cobrar juros altos de bons e maus pagadores.

Outro ponto positivo é a prevenção do endividamento excessivo, o que protege cidadãos e credores. A iniciativa ainda tem o objetivo de incentivar a livre concorrência, já que facilita a atuação de outros provedores de crédito como fintechs e crediários, contribuindo ainda mais para a redução do spread bancário.

O Cadastro Positivo também pode ser visto como uma ferramenta de inclusão financeira, porque ao conter informações de pagamento de serviços continuados, pessoas, que hoje não têm relacionamento bancário, passarão a ter uma nota de crédito e assim poderão ter acesso ao mercado de crédito.

A iniciativa assegura a privacidade de dados como saldos ou extratos bancários, informações sobre investimentos, detalhamento de fatura de cartão de crédito e sobre hábitos de consumo permanecem assegurada.


O que é o Cadastro Positivo?


É um serviço prestado por empresas especializadas, que avaliam o risco de crédito de pessoas físicas e jurídicas, baseado em históricos financeiros e comerciais. É a utilização da informação de bom pagador no cálculo da nota de crédito. As informações são sintetizadas numa nota de crédito (escore), que é disponibilizada a bancos, financeiras e ao comércio (os chamados consulentes), para definir limites de crédito ou de venda para cada cliente e a taxa de juros a ser cobrada.


Acesse o conteúdo oficial pelo link abaixo:


http://www.economia.gov.br/area-de-imprensa/avisos-de-pauta/2019/04/presidente-jair-bolsonaro-sanciona-cadastro-positivo-nesta-segunda-feira


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page